Pêras Lambe-os-dedos produção 2013 III

PerasLambeosdedos2013d copy
Foto-As pêras Lambe-os-dedos deste ano - uma produção de "luxo", relativamente ao ano passado.

Uma velha pereira, resistente ao tempo na Várzea de Colares, permitiu-nos este ano colher 52 pêras Lambe-os-dedos, espécie desaparecida nesta região. Descoberta por nós o ano passado, após ajudas de vizinhos de Colares e do Mucifal - será talvez a única pereira desta espécie tão apreciada pelos habitantes mais idosos do Mucifal, que  recordam  com saudade a doçura destas pequenas pêras, da região de Colares.
Um enxerto já prometido permitirá evitar a extinção da pêra Lambe-os-dedos em Colares.

Peras2013 copy Foto do "cacho" de pêras Lambe-os-dedos,  na  velha árvore, antes de serem colhidas e fotografadas (1ªfoto do post)  photo Peraslambededos.jpg *LAMBE-LHE OS DEDOS. Peras de -: especie de pera mui gulosa, succosa.

*Dicionário da Lingua Portuguesa: Composto por António de Moraes Silva 4ªEd. 1831, Volume 2, encontrado- aqui http://riodasmacas.blogspot.pt/2013/07/peras-lambe-os-dedos-producao-2013-ii.html

Comentários

Unknown disse…
E estão boas? Pelo menos bonitas estão..
pedro macieira disse…
Nuno,
Por acaso ainda não as provei - o que irei fazer nas próximas horas -este ano a velha pereira (mais de 100 anos)teve 52 pêras, como houve algum receio que por algum motivo (vento,aves etc.) as fizesse cair da árvore as que fotografei ainda não estavam no estado maduro ideal.
Abraço
D4598 disse…
Boa noite,

ainda tem esta variedade de pereira?
Já a procuro há alguns anos, seria possível enviar-me algumas pontas para eu tentar enxertar?

Obrigado
pedro macieira disse…
Boa noite,
Esta pereira que tem mais de 100 anos, e talvez das únicas em Colares, não é minha -foi descoberta depois de vários anos a tentar encontrar. O ano passado não consegui fotos das peras , porque o proprietario do terreno, encontrava-se ausente, e este ano ainda não o consegui encontrar.Ainda tentei um enxerto , mas parece que os ramos têm pouca seiva, e não terá corrido bem.
Se tiver alguma notícia terei todo o prazer em informar.
Peço que me envie um e-mail para:
pedromacieira@hotmail.com
Cumprimentos

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar